sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Educação em debate!


Todas nós, fãs de blogs maternos, sabemos o quanto isso nos faz bem, trocar experiências, ver que o universo infantil é uma repetição só! Chega a ser confortador ver que a mãe daquele blog está passando pelas mesmas dificuldades que você passou há um tempo atrás, ou que está vivenciando algo que você em breve, também vai vivenciar...

A grande coisa mesmo é poder tirar um proveito disso aí, uma informação nova aqui, um conselhinho ali, uma dica acolá, tudo vale, porque não existe manual, e nenhuma mãe de bom senso vai colocar seu filhote à prova de qualquer coisa que ela lê certo?

Outro dia mesmo estava lendo "diário de uma mãe com mais de trinta" e me peguei lendo uma rotina muito parecida (tal e qual)aqui de casa, irmãos brigando, ela não falava nada demais, apenas relatando um pouco a coisa toda, meio que o desabafo dela foi o meu também e acredito que isso se repita em qualquer casa habitada por dois meninos de idade muito próxima.

Eu leio muito, amo ler, leio blogs, sites sobre maternidade e educação, uns ótimos são o do ninho e fisher price... Fora que eu sempre fui metida a entender das coisas, vou atrás da informação, leio mesmo, tudo o que eu vejo pela frente e depois faço o que um professor meu me ensinou: questiono cada informação, absorvo aquilo que é condizente, faço um filtro e sigo cantando...

Meu marido acha que blogs são na verdade uma troca de inexperiências, ele não deixa de estar certo, sob a lente que, cada mãe adapta os conselhos ouvidos de outrem e vão passando adiante.
Mas gente, se existisse fórmula a pessoa que a inventou estaria bilhardário e todos os nossos problemas estariam resolvidos.

E sabe de onde veio todo esse dilema? Xixi!

Meu filho Felipe, fará 4 anos dia 28 de outubro, tirei a fralda dele faz tempo, e ele nunca foi assim, que nem o irmão mais velho, privadinha, cueca seca e finito! Ele sempre deu mais trabalhinho, acontece que ultimamente é xixi na cama todas as noites e de vez em quando deixa escapar durante o dia! Entrei em choque, como assim depois de tanto tempo, esse retrocesso??? Culpa minha? Não... não sou dessas que se culpa por tudo e por qualquer coisa, deve haver uma explicação melhor. Fui na pisico um tempo atrás e ela simplesmente disse: normal, vai passar, acorde-o a noite pra fazer um pipizinho e boa... simples assim.

Esse acorda-lo a noite gerou discussão lá em casa, meu marido implicou com isso de uma maneira sem noção. Afinal, eu não devia condicioná-lo a isso. Eu estou ensinando a acordar e não segurar, mas poxa, vou deixar o menino molhado nesse frio, porque é FATO, ele vai fazer o raio do xixi na cama e dá-lhe cobertas, lençol, travesseio, roupas, tudinho molhadinho da silva!
Tomei minha posição como mulher macho sim senhor, eu que lavo, ele molhado nesse frio, e blá blá blá e encerrei nossos achômetros com mais uma visitinha na pisico na quarta feira que vem!

Alguém aí quer dar pitaco? Fique à vontade, estamos blogueando pra isso!

Ps.: vou agorinha mesmo dar uma passeada pela net para ver o que as mais diversas pessoas e profissionais tem a dizer sobre o assunto!



2 comentários:

  1. Acho que isso deve ser normal, pois, coincidentemente, eu estive na pediatra com Theo e eu e uma mãe iniciamos uma conversa, a filha dela, tb de 4 anos, estava lá por não estar conseguindo mais segurar o xixi durante o dia. Ela disse que a filha desfraldou com 2 anos e poucos e estava estranhando tudo isso. No fim, a pediatra disse que ia passar, que não era nada demais, fez os exames de rotina e a mãe seguiu para casa. Se fosse com meu filho eu ficaria tensa, mas essa mãe levou numa boa. Já vc acho que esta certa de tb contar com ajuda de psico, eh sempre bom para nos ajudar.
    Bjssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatá, então, é isso mesmo, tô levando a coisa por esse lado, li em vários lugares que era uma fase normal, que aliás, até os 5 anos era normal isso acontecer. Tô linda e loira levando ele ao banheiro á meia noite todas as noites e ele acorda sequinho e feliz! Porque cada vez que ele fazia xixi na cama, além de ser horrível acordar molhado, ainda tinha que aguentar o olhar do irmão e a troca de roupas, ver a gente trocando as roupas de cama, limpando o lado plástico do colchão, enfim,isso passa! rs

      Excluir